PROTEÍNAS

São nutrientes essenciais para funcionamento das células, desde a construção a manutenção de tecidos.

Weblaranja

Renovando Sempre.

A proteína é o componente estrutural principal e funcional de todas as células do corpo. Elas que suportam as membranas, transportam nutrientes para dentro das células e através do nosso corpo, funcionam como enzimas e hormônios. Construindo e mantendo as células, que vão formar os tecidos, e outros componentes biológicos do nosso organismo.

A proteína ou as proteínas são macromoléculas, um pouco maior que as moléculas. São formadas por uma cadeia de subunidades chamadas Aminoácidos. Seria uma espécie de coluna, onde cada tijolo é um tipo de aminoácido. As formas variam de acordo com as suas funções. Existem 20 tipos diferentes de Aminoácidos, as células pegam esses aminoácidos e, de acordo com as informações do DNA, transformam em proteínas para determinada função. As proteínas de Transporte, por exemplo, ficam na membrana das células, filtram e transportam para dentro, os nutrientes necessários ao bom funcionamento, além de bloquear os indesejáveis. Na própria membrana celular, existe a proteína de Suporte, que da um suporte, ou seja, segura a membrana. Agindo como a coluna em uma parede. Ao todo são cerca de 7 tipos diferentes de proteínas que são produzidas e que vão atuar na hemoglobina, nos anticorpos, alguns hormônios, nas matrizes intracelular, nos cabelos, unhas, músculos, na queratina, colágeno e outros. As proteínas também geram energia, as vezes funcionando como substituta de carbohidratos e gorduras.

Publicidade - Continue lendo abaixo

Os Aminoácidos que formam as proteínas, também são macronutrientes importantes. Não se encontra todos os aminoácidos em uma única proteína. Alguns aminoácidos são fabricados pelo organismo humano, sintetizando estruturas específicas de outros aminoácidos e precursores de carbohidrato.

O Colágeno é a principal proteína dos tendões, suportando forte tensão. A Queratina forma as unhas e os cabelos e a Elastina é que dá a capacidade de elasticidade da pele.

Outros são retirados de proteínas, que podem ser completas ou incompletas, que vem junto com os alimentos ingeridos. As células transformam esses aminoácidos em novas proteínas, e também como precursores na fabricação do DNA - Ácido Nucleico, co-enzimas, hormônios, além de outras moléculas indispensável a integridade e funções celular. A falta de alguns aminoácidos, impedem a construção de proteínas completas. Gerando assim uma deficiência no organismo, comprometendo o desenvolvimento de células, tecidos e órgãos. Tanto na fase infantil como na fase adulta do ser humano. Mas a ingestão de diferentes proteínas incompletas, encontradas nos alimentos, garantem os aminoácidos necessários, que são aproveitados e transformados pelo organismo em proteínas completas. Por isso é bom a diversidade de alimentos para garantir uma boa dieta de proteína.

Aminoácidos

Dos aminoácidos conhecidos, 9 não são produzidos pelo organismo humano e são extremamente essenciais:
• Histidina
• Isoleucina
• Lisina
• Leucina
• Metionina e Cistetina
• Fenil-alanina e Tirosina
• Treonina
• Triptófano
• Valina

Esses aminoácidos vem completar, com os já existente em nosso corpo, o conjunto de proteínas necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo. Eles estão presente nas proteínas de vários alimentos. Essas proteínas podem ser completas ou incompletas.

 

As Proteínas Completas estão presente nas:

• Carnes de todas as espécies (bovina, suína, aves, peixes, frutos do mar, órgãos, etc)
• Leites e derivados
• Ovos
Mais Fontes de Proteínas Completas

 

As Proteínas Incompletas estão presente nas:

• Grãos de leguminosas secas ( feijões, soja, ervilhas, grão de bico, lentilha)
• Grãos de sementes oleaginosas (castanha, nozes, avelã, amêndoa, etc)
• Cereais (arroz, milho, trigo, etc)
Mais Fontes de Proteínas Incompletas

 

Também presente nos alimentos derivados desses produtos:
Sanduíches, embutidos, yorgutes, queijos, macarrões, massas, óleos, margarinas, etc. e também alimentos enriquecidos. (leia o rótulo dos alimentos).


O organismo necessita de proteínas completas, para isso devemos combinar a maior variedade de grãos e cereais, que possuem proteínas incompletas. Por exemplo: arroz e feijão, grão de bico e milho, lentilhas e trigo, massas, etc. Essas combinações são suficientes para garantir ao organismo as necessidades diárias de proteínas.

Nota: Os alimentos especificados, levam em consideração a melhor maneira de cozinhar e preparar, para aproveitar as proteínas.


Fontes: Revista Newton, Publicação Espanhola – Ano 2000; the National Academy Press (Publicação da Academia de Ciências do Estados Unidos); DRI para Energia, Carbohidrato. Fibras, Gorduras, Ácidos Gordurosos, Colesterol, Proteína, e Amino Acidos (2002).