CONHEÇA AS FRUTAS DO BRASIL

Conheça as frutas típicas do Brasil. O Brasil é um país tropical, dividido em 5 regiões, ricas em biodiversidade. Produzindo vários tipos de frutas o ano todo. Escolha a região, clique e conheça:

Weblaranja
Frutas do Brasil
  • Região Nordeste

  • Região Norte

  • Região Centro-Oeste

  • Região Sudeste

  • Região Sul

SORVA

____________
Região: NORTE
Nome Científico: Couma utilis
Nome Popular: Sorvinha
Origem: Amazônia
-->

Características: fruto é redondo, de coloração verde, passando a castanho-escura quando maduro
Descrição  

O fruto é redondo, de coloração verde, passando a castanho-escura quando maduro, casca fina contendo suco leitoso e viscoso. Apresenta polpa mucilaginosa e de coloração amarelada.
As sorveiras ou sorvas brasileiras são diversas e bastante comuns em toda a região amazônica, onde são freqüentes, especialmente, em terras dos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia, chegando até às Guianas, Colômbia e Peru.
Encontram-se sorvas silvestres em meio à floresta densa de matas virgens, em terrenos alagados ou de terras firmes. Algumas variedades
são espontâneas nos campos ou campinas e em matas secundárias, sendo freqüentemente cultivadas nos arredores de Manaus.
Os frutos das sorveiras, em todas as suas variedades, são do tamanho de limões, a princípio verdes, passando depois a uma cor parda e escura. Apesar de apresentarem um sabor bom e adocicado e de constituírem importante alimento para as populações regionais, são consumidos in natura ou como bebida (tipo refrigerante).
Do tronco das sorveiras, especialmente das espécies Couma macrocarga (sorvagrande) e Couma utilis (sorva-pequena), é possível extrair boas quantidades de um látex espesso, branco e viscoso, que é comestível
e de paladar adocicado. Esse látex pode ser ingerido diluído em água. Dessa forma, é usado como bebida, acrescido de café ou, ainda, como ingrediente no preparo de mingaus.
Na floresta, por exemplo, é comum o seringueiro sair para sua jornada de trabalho sem precisar levar nenhum alimento: é em árvores como a sorveira e em seu látex consistente que o habitante da terra encontra parte de seu sustento diário.
Retirado das árvores por um processo semelhante ao da extração do látex da borracheira, o látex da sorveira tem, também, grande utilidade como matéria-prima industrial, em especial na fabricação de goma de mascar. Após a extração, o látex se solidifica e é comercializado em grandes blocos compactos destinados, basicamente, à
exportação.

Análise química em g/100g*
Energia
(Kcal)
Ptn
(g)
Lip
(g)
Carb
(g)
Fibra
(g)
Cálcio
(mg)
Fósforo
(mg)
Ferro
(mg)
Retinol
(mcg)
Vit.B1
(mg)
Vit.B2
(mg)
Niacina
(mg)
Vit C
(mg)
122 1.00 2.90 22.90 8.40 122.00
   
Foto:
   
Fonte:

Alimentos regionais brasileiros/ Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. – 1. ed.– Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

Outra frutas da Região: NORTE