CONHEÇA AS FRUTAS DO BRASIL

Conheça as frutas típicas do Brasil. O Brasil é um país tropical, dividido em 5 regiões, ricas em biodiversidade. Produzindo vários tipos de frutas o ano todo. Escolha a região, clique e conheça:

Weblaranja
Frutas do Brasil
  • Região Nordeste

  • Região Norte

  • Região Centro-Oeste

  • Região Sudeste

  • Região Sul

CAMU-CAMU

____________
Região: NORTE
Nome Científico: Myrciaria dubia
Nome Popular: Caçari, araçá d’água
Origem: Amazônia
-->

Características:
Descrição  

Fruto arredondado, de coloração avermelhada quando jovem e roxa-escura quando maduro. Possui polpa aquosa que envolve a semente de coloração esverdeada. O camu-camu frutifica de novembro a março.
Presente em arbusto que pode atingir até 3 m de altura, e caule de casca lisa. As folhas avermelhadas quando jovens tornam-se verdes posteriormente, sendo lisase brilhantes.
Possui flores brancas, aromáticas, aglomeradas em grupos de 3 a 4.
É uma espécie silvestre, que ocorre predominantemente ao longo das margens de rios e lagos, com a parte inferior do caule freqüentemente submersa.

O camu-camu, de acordo com resultados obtidos em experimentos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), apresenta alta concentração de vitamina C (2.606 mg por 100 g de fruto), valor superior ao encontrado na maioria das plantas comestíveis. Técnicos do INPA estão fazendo experimentos que procuram viabilizar comercialmente seu cultivo, tornando a planta mais produtiva.
Os frutos do camu-camu são pequenas esferas do tamanho de cerejas,
de casca mais resistente do que a acerola, lembrando a jabuticaba: sua casca, ao se romper, deixa escapar o caldo da polpa, que fica
envolto em uma semente única.
Atualmente, é na Amazônia peruana que se buscam várias maneiras para a utilização desta fruta. Ali, o camu-camu é pouco consumido in natura.
Por ser bastante ácida, apesar de doce, é fruta utilizada para o preparo de refrescos, sorvetes, picolés, geléias, doces ou licores,
além de acrescentar sabor e cor a diferentes tipos de tortas e sobremesas confeccionadas à base de outras frutas.
O camu-camu é uma espécie tipicamente silvestre, mas com grande potencial econômico capaz de colocá-la no mesmo nível de importância de outras frutíferas tradicionais da região amazônica, como o açaí e o cupuaçu.

Análise química em g/100g*
Energia
(Kcal)
Ptn
(g)
Lip
(g)
Carb
(g)
Fibra
(g)
Cálcio
(mg)
Fósforo
(mg)
Ferro
(mg)
Retinol
(mcg)
Vit.B1
(mg)
Vit.B2
(mg)
Niacina
(mg)
Vit C
(mg)
31 0.23 6.88 31.00 2606.00
   
Foto:
   
Fonte:

Alimentos regionais brasileiros/ Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. – 1. ed.– Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

Outra frutas da Região: NORTE